Consultoria Especializada em Arquitetura de Sistemas

DĂ©cadas atrĂ¡s, as possibilidades tecnolĂ³gicas eram limitadas, e os ambientes computacionais caracterizados pela simplicidade e uniformidade.

Com o advento de novas possibilidades de tecnologias, a descentralizaĂ§Ă£o dos recursos computacionais, a possibilidade de interconexĂ£o entre serviços disponibilizados via web e tantas outras possibilidades, o ecossistema tecnolĂ³gico nas organizações tornou-se plural e cheio de possibilidades.

Na medida em que as soluções vĂ£o sendo desenvolvidas ao longo do tempo, hĂ¡ uma tendĂªncia de o ambiente computacional crescer de maneira desordenada, e na medida das necessidades imediatas.

Mais do que nunca Ă© necessĂ¡rio definir uma arquitetura global de maneira planejada, com o objetivo de direcionar os esforços e recursos de maneira otimizada, obtendo assim um ambiente tecnolĂ³gico bem estruturado, fĂ¡cil de manter e de evoluir na direĂ§Ă£o das necessidades de negĂ³cio da organizaĂ§Ă£o.

A QAT Global possui, em seu quadro de especialistas, um grupo de arquitetos com extensa experiĂªncia na organizaĂ§Ă£o de sistemas computacionais, e articulaĂ§Ă£o entre as diversas tecnologias de forma que elas cooperem entre si para o eficaz suporte das operações de negĂ³cio da sua empresa.

A definiĂ§Ă£o da arquitetura inicia-se com o desenho do cenĂ¡rio existente, conhecido como “AS-IS” com objetivo de se determinar a completa visualizaĂ§Ă£o do que existe em termos de aplicações, tecnologias e ativos computacionais dentro da empresa.

Considerando-se, entĂ£o, os objetivos da organizaĂ§Ă£o, as tecnologias disponĂ­veis e as melhores prĂ¡ticas em projeto de aplicações, elabora-se a arquitetura futura, conhecida como “TO-BE”, ou visĂ£o de arquitetura futura.

Nesta visĂ£o futura, que se tornarĂ¡ entĂ£o referĂªncia para os investimentos e implementações, a QAT Global estĂ¡ oferecendo ao seu cliente seu amplo conhecimento das melhores tecnologias  disponĂ­veis no mercado, e sua vasta experiĂªncia em definiĂ§Ă£o de arquiteturas tecnolĂ³gicas em corporações de nĂ­vel internacional.

Dentre os benefĂ­cios de uma arquitetura bem desenhada, podemos destacar:

01 IntegraĂ§Ă£o

Os sistemas tornam-se mais capazes de trocar informações entre si e os processos da empresa tornam-se mais encadeados, Ă¡geis e robustos, favorecendo a cooperaĂ§Ă£o entre as diversas Ă¡reas da corporaĂ§Ă£o.

02 OtimizaĂ§Ă£o

Investimentos sĂ£o feitos de maneira planejada e organizada, tendo como referĂªncia uma imagem futura bem estruturada, o que maximiza a relaĂ§Ă£o custo x benefĂ­cio dos investimentos efetuados. Evitam-se desperdĂ­cios caracterĂ­sticos da visĂ£o fragmentada e de implementações imediatistas e improvisadas.

03 Escalabilidade

As aplicações, e por consequĂªncia a prĂ³pria operaĂ§Ă£o da empresa, tornam-se preparadas para o crescimento sustentĂ¡vel de forma a suportar o aumento do volume de informações e de usuĂ¡rios, evitando que se tornem gargalos para o crescimento.

04 Performance

Em uma arquitetura bem planejada, os recursos sĂ£o arranjados de forma que deles se extraia a plenitude do seu potencial, o que significa respostas mais rĂ¡pidas seja no Ă¢mbito de uma aplicaĂ§Ă£o, seja na comunicaĂ§Ă£o e troca de informações entre as diversas soluções existentes.