“Informação é poder” e “Conhecimento é informação organizada”

…   todos nós já escutamos essas frases um dia.

No desenvolvimento de aplicações de software, em especial, o conhecimento tem um papel fundamental. Por se tratar da criação de um produto abstrato, que sistematiza as regras de uma determinada atividade de negócio, torna-se crítica a organização da informação em forma de conhecimento, de maneira que possa ser transmitida, discutida e verificada.

No dia a dia das atividades de desenvolvimento de sistemas, experimentamos “na carne” as dificuldades oriundas da falta de conhecimento estruturado: requisitos dúbios ou contraditórios, definições conflitantes, fórmulas de cálculo “misteriosas” e regras de negócio escondidas no código são apenas algumas das agruras que enfrentamos e que nos faz perguntar uns aos outros:  “- Como é que era isso mesmo ?”.

A necessidade de conhecimento estruturado, claro e acessível acompanha todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento, desde a concepção até o suporte e manutenção. Já na captação dos requisitos junto com o cliente, passando pela especificação e projeto da funcionalidade para os desenvolvedores, definição dos casos de teste na área de qualidade, até a referência de documentação para manutenção: todos os envolvidos precisam de acesso fácil e rápido às regras em que o sistema se apoia.

Em tempos de contínuas mudanças e de desenvolvimento agile, é um grande desafio implementar uma sistemática de documentação ágil, e permanentemente atualizada. O preço de não se enfrentar esse desafio, entretanto, é ainda maior, pois representará horas de trabalho desperdiçado em implementação de regras erradas, contraditórias e obscuras.

Na QAT, definimos como estratégica a atividade de construção e manutenção da base de conhecimento e inteligência envolvida em um determinado projeto. Alocamos recursos com habilidades e didática em linguagem escrita e visual, capazes de documentar com clareza e eficiência o conhecimento embutido nas soluções desenvolvidas por nossas equipes. Oferecemos o tempo necessário para que as atividades de documentação sejam feitas a contento, assim como a disponibilização de ferramentas que suportem a documentação.

Hoje, na QAT, cada projeto tem o seu “wiki knowledge base”. O formato wiki, com sua dinâmica e formato hipertexto tem as características ideais para acompanhar as rápidas transformações que ocorrem ao longo do ciclo do desenvolvimento de aplicações de TI. Disponível a todos os membros da equipe, o “wiki”, como carinhosamente o chamamos, é lugar de convergência de inteligência e conhecimento, e objeto de valiosas discussões, que cooperam para a excelência da qualidade final das soluções implementadas.