Consultoria Especializada em Arquitetura de Sistemas
VEJA O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ

Consultoria Especializada em Arquitetura de Sistemas

EXPLORE OUR SCOPE

Consultoria Especializada em Arquitetura de Sistemas

Décadas atrás, as possibilidades tecnológicas eram limitadas, e os ambientes computacionais caracterizados pela simplicidade e uniformidade.

Com o advento de novas possibilidades de tecnologias, a descentralização dos recursos computacionais, a possibilidade de interconexão entre serviços disponibilizados via web e tantas outras possibilidades, o ecossistema tecnológico nas organizações tornou-se plural e cheio de possibilidades.

Na medida em que as soluções vão sendo desenvolvidas ao longo do tempo, há uma tendência de o ambiente computacional crescer de maneira desordenada, e na medida das necessidades imediatas.

Mais do que nunca é necessário definir uma arquitetura global de maneira planejada, com o objetivo de direcionar os esforços e recursos de maneira otimizada, obtendo assim um ambiente tecnológico bem estruturado, fácil de manter e de evoluir na direção das necessidades de negócio da organização.

A QAT Global possui, em seu quadro de especialistas, um grupo de arquitetos com extensa experiência na organização de sistemas computacionais, e articulação entre as diversas tecnologias de forma que elas cooperem entre si para o eficaz suporte das operações de negócio da sua empresa.

A definição da arquitetura inicia-se com o desenho do cenário existente, conhecido como “AS-IS” com objetivo de se determinar a completa visualização do que existe em termos de aplicações, tecnologias e ativos computacionais dentro da empresa.

Considerando-se, então, os objetivos da organização, as tecnologias disponíveis e as melhores práticas em projeto de aplicações, elabora-se a arquitetura futura, conhecida como “TO-BE”, ou visão de arquitetura futura.

Nesta visão futura, que se tornará então referência para os investimentos e implementações, a QAT Global está oferecendo ao seu cliente seu amplo conhecimento das melhores tecnologias  disponíveis no mercado, e sua vasta experiência em definição de arquiteturas tecnológicas em corporações de nível internacional.

Dentre os benefícios de uma arquitetura bem desenhada, podemos destacar:

01 Integração

Os sistemas tornam-se mais capazes de trocar informações entre si e os processos da empresa tornam-se mais encadeados, ágeis e robustos, favorecendo a cooperação entre as diversas áreas da corporação.

 

02 Otimização

Investimentos são feitos de maneira planejada e organizada, tendo como referência uma imagem futura bem estruturada, o que maximiza a relação custo x benefício dos investimentos efetuados. Evitam-se desperdícios característicos da visão fragmentada e de implementações imediatistas e improvisadas.

 

03 Escalabilidade

As aplicações, e por consequência a própria operação da empresa, tornam-se preparadas para o crescimento sustentável de forma a suportar o aumento do volume de informações e de usuários, evitando que se tornem gargalos para o crescimento.

 

04 Performance

Em uma arquitetura bem planejada, os recursos são arranjados de forma que deles se extraia a plenitude do seu potencial, o que significa respostas mais rápidas seja no âmbito de uma aplicação, seja na comunicação e troca de informações entre as diversas soluções existentes.